Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A Firma

Sinopse:
Mitchell McDeere é um advogado, recém formado na faculdade de Harvard, que começa a trabalhar para uma empresa chamada Bendini, muito rica e especializada em direito tributário. As compensações para os funcionários da empresa são excelentes. Tudo está às mil maravilhas quando o rapaz se muda com Abby, sua esposa, para o novo bairro e inicia suas atividades em seu novo trabalho.
A vida do jovem casal passa por uma reviravolta espetacular. Dinheiro já não é mais problema, a felicidade é garantida. Pelo menos até o momento em que Mitch é abordado por um homem que diz ser agente do FBI. A partir daquele instante, o rapaz percebe que a firma não é exatamente o que os seus empregadores dizem.
De repente, Mitch descobre que o telefone de sua casa é grampeado pela segurança da firma, e que sua vida pode estar em perigo.

Resenha:
Este é o primeiro livro que leio de John Grisham. Achei a capa legal, chamativa, e o título bem sugestivo para o tema suspense.
A Firma conquista o leitor nas primeiras páginas. Com uma história interessante e muito bem contada, não tem como largar o livro até que os olhos estejam cansados.
John Grisham é um autor que figura entre os melhores. Sua escrita é ágil, inteligente e rica em conteúdo. Formado em direito, Grisham usa seus conhecimentos para construir uma história mirabolante, mas, ao mesmo tempo, possível.
Sabemos que o crime tem muitas caras. Como um camaleão, ele vai se infiltrando no mundo das finanças, adaptando-se às mais variadas formas, com o objetivo de sempre: enriquecer uma pessoa à custa de outra. Na obra A Firma podemos constatar esta teoria, aplicada pelo autor de uma forma simplesmente genial.
Mitchell Y. McDeere trabalhou arduamente para chegar onde estava. Um dos primeiros alunos da classe na faculdade de Direito de Harvard, disputado pelas melhores firmas de advocacia, tudo indicava que teria uma bela carreira em Wall Street. Surpreendendo a todos, porém, Mitch preferiu ingressar na Bendini, Lambert e Locke, uma firma particular de Memphis, muito rica e especializada em direito tributário. Para melhor servi-la, Mitch e sua mulher, Abby, mudam-se para o Tennessee e logo se adaptam a uma vida que parecia talhada para suas ambições. Jovens e felizes, eles pensavam ser também abençoados pela fortuna e pelo sucesso.
Cedo Mitch começou a suspeitar que havia algo de errado com a firma. Dois sócios morreram num acidente envolvendo estranhas circunstâncias nas Ilhas Caimãs. A direção da firma, orgulhosa do fato de sócio algum jamais ter pedido demissão, adota medidas de segurança que, mesmo considerando seus clientes bilionários, são exageradamente reforçadas. Então, subitamente, as vagas sensações de Mitch se confirmam.
Certo dia, durante um jantar, no qual se encontrava sozinho, Mitch é abordado por um homem que diz se chamar Tarrance e ser agente do FBI. Tarrance diz a Mitch que o pessoal da firma grampeou seu telefone, instalou microfones em sua casa e provavelmente no seu carro também. Advertindo o rapaz sobre o perigo que corre, Tarrance anuncia que o FBI vai entrar em contato com ele, mas que não deve contar a ninguém sobre o encontro que tiveram e que, sobretudo, deve agir com máxima cautela.
Em encontros subsequentes com Tarrance, o jovem advogado é informado que o FBI vem há anos estudando a empresa Bendini, Lambert e Locke e que, embora eles tenham alguns clientes de verdade, a firma não é real, mas apenas uma fachada para certos negócios milionários ilícitos.
Quando Mitch sabe quem eles são, num primeiro momento fica chocado para, logo em seguida, ficar assustado; quando descobre o que o pessoal da firma faz e como faz, fica apavorado; e quando Tarrance diz que o FBI precisa de um informante dentro da firma, Mitch entendeque agora está encurralado. Se, por um lado, Mitch não cooperar, será denunciado pelo FBI como membro de uma organização criminosa; por outro lado, caso aceite a tarefa, a firma irá matá-lo se descobrir.
A Firma foi o segundo livro escrito por John Grisham. Sucesso de vendas, o livro teve o primeiro lugar na lista dos mais vendidos por todos os EUA, durante vários meses. Seu terceiro livro, O Dossiê Pelicano, repetiu a façanha de A Firma.
Embora o livro não seja pequeno – tem mais de 400 páginas -, seu texto não é maçante, pois o autor sabe dosar bem os “ingredientes” que compõem a sua obra. Trata-se de uma leitura dinâmica, onde os fatos vão se sucedendo de forma criativa, inteligente e envolvente.
Para aqueles que gostam de romances de suspense que envolvam uma trama jurídica, no melhor estilo Sidney Sheldon, A Firma é uma excelente indicação de leitura, tanto pelo conteúdo técnico que apresenta, quanto pela história em si, que é capaz de entreter o leitor da primeira à última página.

Dados do livro:               
Título: A Firma
Autor: John Grisham
Páginas: 437
Literatura norte-americana
Ano: 1991
Gênero: Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário